quarta-feira, 26 de março de 2008

Conteúdo programático-História --CPA- Ensino Fundamental

Educação de Jovens e Adultos
Comissão Permanente de Avaliação – CPA
EXAMES SUPLETIVOS DE ENSINO FUNDAMENTAL
HISTÓRIA
Caro(a) candidato(a),
Antes de começarmos a estudar História é preciso fazermos uma reflexão no sentido de entendermos a sua importância. A História analisa a vida dos seres humanos através dos tempos. Estuda o que homens e mulheres fizeram, pensaram e sentiram como seres sociais. A reflexão histórica nos ajuda a compreender o que somos hoje e o que podemos ser ou fazer.
A compreensão do presente não se relaciona com o passado de forma estreita e determinista. O passado não se repete em termos absolutos e, por isso, nem sempre as soluções de ontem podem servir para os problemas de hoje. A história de homens e mulheres mostra a existência de um contínuo processo de recriação que busca mudanças para o aprimoramento da vida em sociedade.
Este Programa o(a) ajudará nos estudos preparatórios aos seus exames. Os exemplos são algumas pistas para orientá-lo(a) nesses estudos. A bibliografia é a referência mínima que deve ser ampliada com outros materiais portadores de texto, a exemplo de revistas, jornais...
Com dedicação e esforço você conseguirá, com certeza, melhores resultados nos Exames.
Boa Sorte!

OBJETIVOS

.1. Identificar o objetivo da História e a importância do seu estudo.
2. 1. Conhecer os principais povos que formaram a nossa sociedade, enfatizando: suas origens, contribuições e a situação atual.
- Entender o papel do colonizador português na formação da cultura brasileira.
- Identificar os principais problemas enfrentados, historicamente, pelos índios no Brasil.
- Reconhecer a importância dos movimentos da etnia negra para sua sobrevivência e para a garantia do seu espaço na sociedade.
3..1. Compreender as razões do descontentamento dos colonos com o governo português.
- Situar as crises do século XIX e entender os reflexos dessas crises no Brasil.
- Associar as modificações ocorridas na colônia brasileira após a chegada da Família Real.

4.1. Identificar os movimentos ocorridos na formação do Estado Nacional Brasileiro

- Compreender a importância da Constituição como a Lei Maior do país, que estabelece princípios e normas que organizam e disciplinam a vida em sociedade.
4.2. Relacionar as revoltas sociais ocorridas no Período Regencial com a antecipação da maioridade de D. Pedro.
4.3. Reconhecer e identificar os movimentos abolicionistas e as conseqüências da imigração durante o Segundo Reinado.
4.4. Compreender a importância do café no desenvolvimento econômico durante o Segundo Reinado.
4.5. Relacionar o processo de industrialização com a chegada dos imigrantes, a formação do operariado e o fim da escravidão.
5.1. Comparar os ideais políticos da Primeira República com as idéias políticas dos dias atuais.
5.2. Identificar os estados brasileiros responsáveis pela política "café com leite".
5.3. Compreender as causas e conseqüências da Guerra de Canudos e a atuação do líder Antônio Conselheiro.

6.1. Caracterizar movimentos e conquistas que marcaram a Era Vargas.
- Identificar as mudanças ocorridas na política brasileira durante a Segunda República.
6.2. Caracterizar o populismo durante o período de Getúlio Vargas.
6.3. Relacionar as conquistas trabalhistas atuais com as conquistas trabalhistas do governo de Getúlio Vargas.
6.4. Compreender a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
6.5. Conhecer e analisar os motivos do fim do Governo Ditatorial de Getúlio Vargas.

7.1. Reconhecer os acontecimentos que marcaram a política brasileira no período de 1946 a 1964.
- Conhecer os avanços democráticos da Constituição de 1946.
7.2. Explicar os principais fatos que marcaram o Governo Dutra e as suas implicações para a população.

7.3. Salientar os fatos que facilitaram a volta triunfal de Getúlio Vargas ao poder

7.4. Destacar as grandes mudanças ocorridas durante o governo de Juscelino Kubitschek .

7.5. Destacar a grande votação e a quase imediata frustração da população brasileira com a renúncia do presidente Jânio Quadros

7.6. Explicar a justificativa do movimento militar para deposição de João Goulart.
8.1. Destacar a nova ordem política da Ditadura Militar.
- Identificar os mecanismos utilizados pelos presidentes militares na manutenção da ordem dos governos ditatoriais do período Castelo Branco a João Figueiredo.
8.2. Relacionar os desgastes da opressão militar com o início da abertura política no governo de Ernesto Geisel.
- Salientar a Campanha Popular pela anistia e pela anulação das condenações
9.1. Entender a Campanha das Diretas Já como um dos maiores movimentos políticos populares da recente História do Brasil.
- Conhecer os motivos que levaram José Sarney à Presidência da República.
9.2. Destacar os principais direitos que a Constituição de 1988 garante aos brasileiros.
9.3. Relacionar os acontecimentos mais significativos do governo de Fernando Collor.
9.4. Compreender as circunstâncias que levaram Itamar Franco à presidência da República.
9.5. Destacar as mudanças ocorridas no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
9.6. Reconhecer a eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva como um dos maiores exemplos de democracia.
9.7. Identificar em acontecimentos anteriores explicações para o momento atual.
9.8. Identificar as razões dos maiores problemas políticos sociais e econômicos ocorridos no Brasil

CONTEÚDOS
1. ESTUDO DA HISTÓRIA
1.1 História. Importância. Objetivos.

2. SOCIEDADE BRASILEIRA
2.1. Formação da sociedade brasileira
Contribuições das etnias:
Branca.
Índia
Negra
Ex.: Dia Nacional da Consciência Negra

3. CONFLITOS SOCIAIS NO BRASIL E NO MUNDO NO SÉCULO XVIII.
3.1. Movimentos Nativistas e Separatistas.
Ex.: Conjuração Mineira
Século XIX
A crise Internacional e seus reflexos em Portugal e no Brasil.
A Família real no Brasil
4. ESTADO NACIONAL BRASILEIRO
4.1. Formação do Estado Nacional Brasileiro.
Ex. Confederação do Equador, Revolução Pernambucana
O Primeiro Reinado - A Primeira Constituição Brasileira.

4.2. O Período Regencial.
O Segundo Reinado
4.3. O Movimento Abolicionista e a chegada dos imigrantes no Brasil.
4.4. A Economia Cafeeira.
4.5. O processo de industrialização e a formação da classe operária.

5. PRIMEIRA REPÚBLICA
5.1. A Queda do Império e o nascimento da República (República Velha).
5.2. A Política café com leite.
5.3. Crises sociais da República Velha.
Ex.: A Guerra de Canudos

6. A ERA VARGAS
6.1. A Segunda República e a Constituição de 1934.
6.2. O populismo.
6.3. Conquistas sociais e políticas.
Ex.: O voto feminino, CLT e outros.
6.4. O Brasil e a Segunda Guerra Mundial.
6.5. O Fim do Governo Ditatorial de Getúlio Vargas
7. BRASIL DE 1946 A 1964
7.1. A Hora e a Vez da Democracia.
A Constituição de 1946.
Ex.: Liberdade de manifestações de pensamento sem censura, a não ser em espetáculos e diversões públicas.
7.2. Eurico Gaspar Dutra: um governo conservador.
Ex.: Criação da Escola Superior de Guerra.
7.3. Getúlio Vargas: um governo nacionalista e populista.
Ex: Política nacionalista: Petrobrás em 1953.
Ex.: Política populista - aumento do salário mínimo em 100% em maio de 1954.
7.4. Juscelino Kubitschek: o desenvolvimento a qualquer preço.
Ex.: A implantação da indústria automobilista.
7.5. Jânio Quadros: grande votação e frustração
7.6. João Goulart: um governo reformista.

8. GOVERNOS MILITARES
8.1. A Ditadura Militar e os Atos Institucionais.
Castelo Branco: a ordem a qualquer preço.
Costa e Silva: a vitoria da linha dura.
Ex.: o AI-5
Garrastazu Médici: a face mais cruel da Ditadura Militar.
8.2. Ernesto Geisel: o início da abertura política.
Ex.: Revogação dos Atos Institucionais.
- João Batista Figueiredo: o último presidente militar, o presidente da transição.

9. O FIM DA DITADURA MILITAR
9.1. Nascimento da Nova República.
- A eleição de Tancredo Neves e a posse de José Sarney.
9.2. A Constituição de 1988.
9.3. O governo de Fernando Collor de Mello
9.4. O governo de Itamar Franco.
9.5. O governo de Fernando Henrique Cardoso.
9.6. O governo de Luís Inácio Lula da Silva.


9.7. Brasil atual

9.8. Desequilíbrio na distribuição de renda
Ex. Fome, desemprego, violência, segregação racial.
- Reforma Agrária.
Ex. Redistribuirão de terras, política de incentivo ao pequeno agricultor (financiamento) educação e saúde no campo etc.
Ex. MST
- Superpopulação Urbana
- Falta de moradia, desemprego, saneamento básico etc.


INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
COTRIN, Gilberto. História Consciência do Brasil. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Saraiva, 1996.
TELECURSO 2000. História do Brasil. Vol. 1 e 2. Ensino Fundamental. São Paulo: FIESP/ FRM/ GLOBO, 1995.
PILETTI, Nelson e Cláudio. História e Vida. Volumes 1 e 2. São Paulo: Editora Ática, 1996.
VICENTINO, Cláudio. História Memória Viva. 1º grau - 5ª série. São Paulo: Editora Scipione, 1996.
VILLA, Marcos Antônio e FURTADO, Joaci Pereira. História do Brasil. Volume 1 e 2. São Paulo: Editora Moderna, 2001.

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